• O cardápio certo para ganhar energia

    Num mundo de rotinas extenuantes e de correria, ânimo e disposição são duas palavras que todos querem acrescentar à rotina. A fonte de mais disposição pode estar bem mais perto do que se imagina, cientistas suecos e ingleses divulgaram que os aliados nesta tarefa são: o espinafre e a beterraba. Esses dois alimentos são ricos em nitrato, que agem sobre a mitocôndria (organela responsável pela respiração celular), fazendo-a trabalhar de modo mais eficiente.
    Outro componente que tem despontado e análises científicas é um velho conhecido dos esportistas: as proteínas, presentes em alimentos como carnes leite e soja. Os aminoácidos nelas presentes são essenciais para a constituição dos músculos. Outro elemento indispensável é o selênio, mineral presente em abundância em nozes e na castanha-do-pará. “Esse nutriente é vital para a produção de uma enzima que age junto aos hormônios da tireóide”, explica Sílvia Cozzolino,pesquisadora da USP. A glândula tireóide é responsável por controlar, entre outras coisas, o metabolismo, influindo diretamente na sensação de cansaço físico e mental. Portanto, se algo não vai bem com ela, uma das conseqüências pode ser justamente a falta de pique.
    A vitamina C, presente na laranja, acerola e morango, servem para a absorção do ferro. Esse mineral é extremamente importante para o bom funcionamento da hemoglobina, pigmento cuja função é a de transportar o oxigênio pelo corpo, sem a vitamina C a sua ação é prejudicada.
    Não se pode deixar de fora os micronutrientes fundamentais para o bom funcionamento cerebral. Os primeiros são o sódio, o potássio e o cálcio (encontrado em grande quantidade em leite e derivados). Eles estão envolvidos em processos que permitem a transmissão correta de informações entre os neurônios. Os outros são o zinco (como feijão e lentilha), ferro, selênio e vitaminas do complexo B e C.

    O papel de cada nutriente
    Carboidratos – frutas, cereais ricos em fibra, pães e massas integrais. Representam de 50% a 60% do total de calorias ingeridas por dia, são fonte preferencial para o organismo. Parte é transformada em glicose que ficará disponível na corrente sanguínea, o restante é estocado na forma de glicogênio nos músculos e no fígado.



    Gorduras – azeite de oliva, nozes, castanhas, abacate. De 50% a 30% do total calórico consumido deve vir deste nutriente, têm papel fundamental na composição das membranas que revestem as células. Parte da gordura ingerida é estocada no tecido adiposo, enquanto a outra fica livre no sangue para uso do organismo.


    Proteínas – carnes, leite e derivados, ovo, soja e feijão. Correspondem e 10% a 15% de todas as calorias ingeridas. Garantem alguns aminoácidos que não são produzidos pelo corpo e que são essenciais para o bom funcionamento de hormônios e enzimas. São importantes para a regeneração das fibras musculares, em excesso, sobrecarregam rins e fígado por causa da alta carga de amônia liberada após a quebra de suas moléculas.
    A canela ajuda a glicose do sangue a entrar nas células. Processo que fornece a elas o combustível necessário para seu funcionamento. Iogurtes desnatados contêm tirosina, aminoácido importante para a manutenção do estado de alerta.
    O estresse acaba com a disposição de qualquer um. Alimentos ricos em vitaminas E e C e nos minerais selênio e zinco ajudam a neutralizar seus efeitos. Ótimas dicas são castanha-do-pará, kiwi, caju, acerola, atum, salmão, açaí, frutas vermelhas, abacate, pistache, brócolis, cacau, linhaça e azeite.

    Algumas substâncias como a xantina, encontrada no café, chá, guaraná e chocolate, são inibidoras da ação de adenosina, uma espécie de calmante que atua sobre o cérebro controlando a atividade dos neurônios. ( Isto é – 2152)

    Endereço

    Rua Barão de Cotegipe, 1167 - Vila Leão - Sorocaba - SP CEP:18040-420

    Como chegar





    E-mail

    equilibriozenbr@gmail.com

    WhatsApp

    15 3017-9498